Referência no atendimento de pessoas com deficiência física e intelectual há mais de 50 anos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Maria é uma das entidades que participam da campanha Amigo Secreto do Diário. Neste ano, 110 crianças, adolescentes e adultos escreveram pedidos nas cartinhas que podem ser adotadas até o dia 6 de dezembro em pontos espalhados pela cidade.
A Apae atua com três prioridades de atendimento: assistencial, de educação e saúde. Atualmente, cerca de 2.280 pessoas são recebidas mensalmente no local, atendidas por uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais. Na área de saúde, além de Santa Maria, a instituição também atende 44 municípios da 4ª e 10ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CREs).
A instituição, localizada na Rua Coronel Benjamim, Bairro Santa Marta, também é referência no atendimento e acolhimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e através da implementação do Centro de Atendimento em Saúde (CAS), a partir do programa TEAcolhe, expandiu os atendimentos para 22 municípios da Região Central.
Os pedidos
Conforme a assistente social e coordenadora da Política de Assistência Social da instituição, Andréia Peripollio, 44 anos, a expectativa para o envio das cartinhas e a chegada dos presentes começa muito antes do Natal. Ela conta que a ação é uma forma de garantir novas experiências e fortalecer os vínculos sociais de quem participa. Ao total, foram 110 pedidos destinados ao Papai Noel:
– Para a maioria, a Apae é o único espaço que eles frequentam, e é através da instituição que eles são inseridos em outros lugares. Então, esse projeto vem de encontro com o trabalho que desenvolvemos aqui. É algo a mais que eles têm acesso e chama muito a atenção
– conta.
Diogo Guterres,19 anos, é um dos alunos da Escola de Educação Especial Jandira Tolentino, da Apae, e frequenta as aulas semanalmente. Ele faz parte da turma da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e escolheu um presente para usar junto da irmã de 5 anos e do irmão de 6 meses:
– Eu pedi uma bola de futebol, mas não só para mim, para os meus irmãozinhos também. Eles gostam muito de brincar, então eu queria dar esse incentivo para sair um pouco das redes sociais, porque algumas vezes isso não faz muito bem – explica.
Aline Cristina da Rosa, 40 anos, tem epilepsia e frequenta a instituição há 7 anos:
– Aqui na Apae eu me sinto muito bem, eles tratam a gente muito bem. Eu passei por vários professores aqui, e foram todos muito bons. Já fizemos passeios, fomos para sítios… A gente vê que a coisa é bem diferente aqui dentro junto com colegas, não é brincadeira – conta.
A turma estava atenta para a explicação da professora Tatiane Marques, 45 anos. Ela faz parte da equipe da Apae há 23 anos e conta que o trabalho realizado na instituição vai muito além das atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula:
– Às vezes eles chegam com questões de casa e a gente até esquece do pedagógico para tratar do lado humano. Eles precisam de afeto, amparo, carinho. [...] Eu gosto muito do que eu faço, sou uma profissional muito realizada aqui na Apae.
Já nas turmas de convivência, os alunos participam de atividades como oficina de artesanato, pintura, teatro, culinária, entre outras.
Lisandra Fracaré da Silva, 47 anos, é acolhida do Lar das Vovozinhas e já havia participado da campanha nos anos anteriores:
- Esse ano eu pedi shampoo, sabonete e pasta de dente.
Amigo Secreto de Natal 2023
Neste ano, a campanha Amigo Secreto de Natal está na 5ª edição, com o slogan “Neste Natal, adote uma cartinha e dê felicidade a quem precisa!”. Além da Apae, outras 20 entidades santa-marienses também vão ser contempladas pela iniciativa. No total, são cerca de 2 mil pedidos de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.
- Escola e Centro Social Marista Santa Marta participam da campanha Amigo Secreto de Natal 2023
- Cartinhas de Natal: saiba como presentear as crianças do Centro de Referência Familiar Recanto do Sol
- Lar das Vovozinhas tem 118 cartinhas com pedidos de presentes para adoção
- Amigo Secreto de Natal: crianças e adolescentes atendidos pela Saema, na região oeste, escreveram 122 cartinhas com pedidos
Quem quiser colaborar pode adotar uma cartinha em sete locais espalhados pela cidade. O presente precisa ser entregue até o dia 6 de dezembro nos pontos de adoção. A cartinha deve estar anexada à embalagem para ser entregue à pessoa beneficiada de forma correta.
A campanha é promovida pela prefeitura de Santa Maria, com realização do Grupo Diário e do Banco de Alimentos. A iniciativa conta com patrocínio da Livraria da Mente, do Elegância Center Shop, das agências do Sicredi em Santa Maria, do Itaimbé Máquinas e da Unimed Santa Maria. O apoio é da Delivery Much e de Abella Advocacia.
Pontos de adoção
- Prefeitura de Santa Maria
- Rua Venâncio Aires, 2.277
- Livraria da Mente
- Rua Dr. Bozano, 1.281, Calçadão
- Elegância Center Shop
- Rua Dr. Bozano, 1.167
- Sicredi Santa Maria
- Todas as agências
- Itaimbé Máquinas
- Rodovia BR-287, km 244, 435, Bairro Uglione
- Unimed Santa Maria
- Rua Gaspar Martins, 1.482
- Policlínica Wilson Aita, térreo, Rua José Bonifácio, 2.355
- Sede do Grupo Diário
- Faixa Nova de Camobi, 4.975
Entidades beneficiadas
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
- Associação Francisco Spinelli
- Aldeias Infantil SOS
- Amigos de Santa Maria do Judô
- Cededica
- Lar de Miriam
- Abrigo Espírita Oscar José Pithan
- Sociedade Esportiva Novo Horizonte
- Recanto do Sol
- Lar Vila Itagiba
- Centro de Apoio a Criança com Câncer (CACC)
- Projeto Nações em Ação
- Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan)
- Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirável (Saema)
- Escola Antônio Francisco Lisboa
- Sociedade Meridional Marista
- Escola Estadual Padre Caetano
- ONG Nossa Vida Sua Vida
- Associação de Reciclagem Seletivo Esperança (Arsele)
- Associação Mulheres Rosas de Março
- Lar das Vovozinhas